POLO COSTA DAS DUNAS


O Polo costa das dunas é a porta de entrada para o Rio Grande do Norte. Localizado na costa litoral e cercado pelo azul do mar, a região é um dos principais destinos turísticos do estado. Repleto de praias, lagoas e presenteado pelo sol, o polo costa das dunas conta com uma rede hoteleira super preparada para receber milhares de visitantes todos os anos. Na região litorânea é possível fazer passeios de buggy, apreciando a paisagem das dunas e do mar, também é possível usufruir de uma rica e deliciosa gastronomia, à base principalmente de frutos do mar. Além de suas paisagens paradisíacas, o Polo Costa das Dunas encanta ainda pela beleza de sua história, seu folclore, seus monumentos históricos e seu povo acolhedor. Se você deseja conhecer e desfrutar dessa região basta visitar as cidades que compõem o polo costa das dunas: Natal, Parnamirim, Nízia Floresta, Rio do Fogo, Pedra Grande, Touros, Tibau do Sul, Macaíba, São Miguel do Gostoso, São José de Mipibu, Extremoz, Maxaranguape, Senador Georgino Avelino, Baía Formosa, Ceará Mirim e Canguaretama.

Baía Formosa | Fonte: google imagens
Praia de Ponta Negra - Natal | Fonte: google imagens
Lagoa de Genipabu - Extremoz | Fonte: google imagens

POLO AGRESTE TRAIRÍ


O polo agreste trairí é composto pelas cidades: Monte das Gameleiras, Santa Cruz, Passa e Fica, Serra de São Bento, Nova Cruz, Sítio Novo, Tangará, Montanhas, Jaçanã e Coronel Ezequiel. A região atrai visitantes tanto por suas paisagens magníficas como pela religiosidade de seu povo. O turismo de aventura e religioso aquecem a economia do polo, estando nessa região, mais precisamente na cidade de Santa Cruz, a maior estátua cristã do mundo com 56 metros de altura, em homenagem a Santa Rita de Cássia. O polo agreste trairí também é conhecido por suas paisagens montanhosas, suas tradicionais vaqueijadas, festas juninas e festivais gastronômicos.

Serra de São Bento | Fonte: google imagens
Estátua Santa Rita de Cássia - Santa Cruz | Fonte: google imagens
Monte das Gameleiras | Fonte: google imagens

POLO SERRANO


Para aqueles que gostam de muita aventura, natureza e clima ameno, o polo serrano é o lugar ideal para visitar. Localizada na porção oeste do estado, a região se caracteriza pelo clima super agradável e diferenciado que varia entre 16 e 22 graus durante boa parte do ano. Sua geografia é repleta de montanhas e grutas, ideal para a prática de escalada, trilha, vôo de asa-delta entre outras atividades. Outro grande destaque para a região é sua a rica gastronomia, reconhecida em todo o Brasil. Algumas cidades serranas realiza todos os anos concorridos festivais gastronômicos que movimentam o polo e encantam os turistas. Para conhecer as maravilhas do polo serrano basta visitar alguma de suas cidades: Alexandria, Doutor Severiano, Martins, Serrinha dos Pintos, Pau dos Ferros, Portalegre, Venha ver, Viçosa, Frutuoso Gomes, São Miguel, Carnaúbas, José da Penha e Patu.

Vista Serrana - Portalegre | Fonte: google imagens
Pedra do Nariz - Serrinha dos Pintos | Fonte: google imagens
Serra de Martins | Fonte: google imagens

POLO COSTA BRANCA


A Costa Branca localiza-se no litoral norte do Rio Grande do Norte, é composta por 16 municípios: Areia Branca, Assu, Caiçara do Norte, Carnaubais, Galinhos, Grossos, Guamaré, Itajá, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, São Bento do Norte, São Rafael, Serra do Mel e Tibau. A região tem esse nome por causa de suas dunas brancas e suas montanhas de sal, sendo a região de maior produtividade salineira do Brasil, destaque no mundo inteiro. A costa branca é um paraíso repleto de praias quase desertas, ideal para momentos de tranquilidade e contato com a natureza. Além de toda beleza e encantamento, suas paisagens são extremamente singulares, pois nessa região é possível ver o encontro do sertão com o mar, algo que só no polo costa branca você vai ter a chance de apreciar!

Farol de Galinhos | Fonte: google imagens
Parque Eólico - Canguaretama | Fonte: google imagens
Espetáculo Chuva de Bala - Mossoró | Fonte: google imagens

POLO SERIDÓ


O polo seridó é composto pelas cidades: Acarí, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Parelhas, Lagoa Nova, Ouro Branco e Carnaúba dos Dantas. A região faz parte do nordeste semi-árido e apresenta uma beleza típicamente nordestina, cercada pela caatinga, vegetação encontrada exclusivamente no nordeste. Na região é possível vistar sítios arqueológicos com espetaculares pinturas rupestres, que registram a presença do homem pré-histórico em nosso estado, também é possivel tomar banho em seus inúmeros açudes, rios e tanques naturais, além de usufruir de aventuras em suas muitas cavernas e trilhas. A região apresenta não apenas belezas naturais, mas também encanta seus visitantes com uma genuína gastronomia sertaneja e com seu artesanato já consagrado em todo o Rio Grande do Norte através dos famosos bordados.

Paróquia do Divino Espírito Santo - Ouro Branco | Fonte: google imagens
Bico da Arara - Acarí | Fonte: google imagens
Canyon dos apertados - Currais Novos | Fonte: google imagens



Em sua 9ª edição o Congresso Internacional CQ está sendo fomentado pelas seguintes instituições:


Realização e Apoio

Instituto Social Iris
ABCP
REDE CQ
Embaixada Espnhola


Parceiros

CRC-RN
APCASP